Como contratar Seguro de Mercadorias e garantir segurança nas entregas
Proteja suas cargas com o seguro de mercadorias! Veja como escolher a melhor cobertura e garantir a segurança das suas entregas.
Quando falamos sobre transporte de cargas, contratar um seguro de mercadorias é a maior proteção a ser considerada, para garantir o valor e a integridade dos itens. Qualquer imprevisto pode trazer prejuízos e danos significativos às operações comerciais.
Por isso, fornecedores e empresas responsáveis têm a decisão estratégica de firmar acordos com apólices de seguro. Atualmente, o mercado digital intensificou a compra na web, aumentando o número de entregas. Consequentemente, a cobrança por qualidade, segurança e agilidade também aumentou.
Além da segurança do seguro, uma garantia de transporte também significa mais confiança dos clientes e mitigação de riscos com consequências financeiras.
Quer entender como é possível proteger as mercadorias durante o transporte? Aqui, explicaremos o que é o seguro de carga, seus benefícios, como contratar o seguro Total Safe e quando ele é indispensável! Boa leitura!
Para quem é o seguro de mercadorias?
Seja para grandes empresas ou comerciantes de pequeno porte, o seguro de carga é indispensável para preservar o item nos transportes aéreo, terrestre e marítimo. Assim, ele é indicado para:
- Empresas de transportes;
- Comerciantes e varejistas;
- Importação e exportação;
- Distribuidores;
- E-commerce;
- Fabricantes.
Cada empresa deve avaliar suas operações de transporte para entender qual a melhor estrutura para a segurança dos produtos. Nesse caso, a apólice de seguro de cargas pode ter uma cobertura básica ou ampla, assim como coberturas opcionais para mercadorias especiais. A responsabilidade pela aquisição do seguro é de quem envia a carga e da empresa de transporte.
Como contratar seguro de carga?
Avalie sua operação comercial: O primeiro passo deve ser uma análise crítica das atividades da empresa e das mercadorias comercializadas para definir as necessidades e áreas a serem atendidas.
Pesquise seguros de mercadorias: O setor de seguros oferece diversas modalidades de apólices para atender à demanda do contratante. Procure empresas especializadas em seguro de mercadorias e conheça as opções.
Solicite atendimento e cotações: Entre em contato com a Total Safe, receba uma cotação gratuita e tenha um atendimento personalizado com as informações sobre as seguradoras disponíveis no mercado.
Analise as condições da proposta: Após receber a avaliação completa, verifique as cláusulas do acordo, bem como as documentações e processos para acionar a apólice de seguro.
Faça a contratação: Por fim, converse com um corretor de seguros especializado em transporte de cargas para finalizar a contratação. Um contrato claro facilita a gestão de riscos em caso de sinistro.
Solicite a cotação online mais ágil do mercado para a sua mercadoria!
Benefícios do seguro de mercadoria
O investimento na apólice para cargas vai além da proteção financeira. As outras vantagens disponíveis para o contratante são:
- Tranquilidade para a empresa;
- Acesso a serviços essenciais;
- Cumprimento de exigências legais;
- Mitigação de riscos;
- Assistência à mercadoria;
- Aumento de confiança e credibilidade;
- Gestão de riscos;
- Suporte especializado.
Como dissemos, minimizar os riscos do transporte é uma ação que demonstra profissionalismo e responsabilidade na área de atuação comercial. Consequentemente, expande as operações com novos parceiros de negócios.
Além disso, a empresa pode aproveitar serviços diferenciados, como o rastreamento em tempo real da carga, consultoria e segurança privada, mantendo o cliente informado e tranquilo.
Em alguns setores, a contratação é obrigatória. Por isso, ter conhecimento sobre as coberturas e recursos envolvidos evita problemas, multas e perdas de grandes contratos.
Em suma, a proteção de mercadorias é um seguro que traz tranquilidade para os envolvidos, bem como oferece auxílio para danos e outros casos de sinistro.
Principais coberturas do seguro de mercadoria
Antes de contratar um seguro de cargas, é fundamental conhecer um pouco mais sobre como as categorias são organizadas. Veja quais são as principais:
- Cobertura Básica Restrita (C);
- Cobertura Básica Restrita (B);
- Cobertura Básica Ampla (A);
- Seguro de Responsabilidade Civil.
Na primeira opção, Cobertura Básica Restrita (C), a Superintendência de Seguros Privados define que o segurado terá algumas proteções, como, por exemplo, extravio, explosão, colisão e intempéries.
Por outro lado, a Cobertura Básica Restrita (B) inclui a proteção anterior e também indeniza outros danos de condições climáticas, como desmoronamento e terremotos. A terceira cobertura é mais ampla, assegurando todos os riscos e danos sofridos pela mercadoria.
Outro contrato fundamental é o seguro de responsabilidade civil. Este acordo se responsabiliza por danos causados a terceiros, bem como às mercadorias. Assim, os itens ficam protegidos de reclamações e danos futuros.
Os riscos mais comuns do transporte de mercadoria
As coberturas abrangem uma ampla gama de possíveis incidentes que podem ocorrer durante o transporte das mercadorias. Os principais riscos cobertos pelo seguro de mercadoria incluem:
1. Perda total
Perda total e extravios são as coberturas para quando a carga é perdida, sendo impossível a sua recuperação. Nesses casos, a seguradora oferece a indenização adequada da apólice.
2. Danos físicos
Cobre danos às mercadorias causados pelos riscos e acidentes previstos na apólice, como incêndio, aterrissagem de emergência, colisão e queda de carga ao mar. Se o evento ocorrer durante o transporte, a mercadoria estará protegida.
3. Roubo e furto
Independentemente do meio de transporte escolhido, a carga pode sofrer um caso de furto ou roubo. Logo, o seguro de mercadoria protege itens de alto valor, indenizando as partes e evitando perdas financeiras.
4. Danos por eventos naturais
Empresas que atuam com entrega e transporte sabem como as condições climáticas influenciam o planejamento logístico. Por isso, a apólice de seguro para cargas tem a proteção para chuvas, queda de raios, tempestades, terremotos, entre outros eventos naturais.
Como acionar o seguro de carga?
Após a avaliação de risco e aquisição da apólice, o seguro deve ser acionado em caso de sinistro. Normalmente, o atendimento está disponível em formato de formulário online, chat ou via telefone.
É preciso fornecer os dados da apólice e as informações relevantes sobre o acontecimento. Depois, a ocorrência de sinistro passará por uma avaliação técnica que determinará a validade da ação. Se a análise for positiva, o tomador será indenizado e contará com a assistência especializada da seguradora.
Proteja sua mercadoria com o melhor seguro
Mais do que uma decisão comercial estratégica, ter uma proteção para as mercadorias é contar com assistência especializada e tranquilidade.
O seguro de mercadorias reduz os riscos do transporte e oferece benefícios nos momentos de necessidade. Nosso atendimento oferece a melhor solução e uma plataforma de cálculo e gestão eficientes.
Quer receber a melhor cotação para o seguro da sua mercadoria? Solicite um atendimento com a nossa equipe de especialistas!