Blog

O que é seguro empresarial? Saiba porque você precisa contratar

O que é seguro empresarial? Saiba porque você precisa contratar

Entenda como funciona e quais as vantagens desse plano para sua empresa para que você possa estar preparado contra eventuais danos ou prejuízos.

Quando se tem uma empresa, são inúmeros os imprevistos que podem ocorrer, desde acidentes a incêndios. Por isso, é importante que o negócio esteja protegido contra as eventualidades, não importando o tamanho da empresa ou o segmento em que atua.

Confira, a seguir, mais informações sobre o que é o seguro empresarial, como funciona e o que cobre para que você saiba qual contrato atende melhor às suas necessidades.

O que é seguro empresarial?

É uma modalidade voltada para pessoas jurídicas, com o objetivo de proteger um negócio contra perdas e danos. Em caso de ocorrer algum dos riscos cobertos pelo plano, tais como incêndios, eventos climáticos, acidentes, subtração ou danos causados por terceiros, entre outros, a seguradora paga à empresa até o limite do valor segurado. De modo geral, esse tipo de seguro protege o patrimônio e as operações de uma empresa.

Como funciona o seguro empresarial?

O seguro empresarial reúne diferentes ramos ou modalidades de coberturas numa mesma apólice. A partir da contratação do seguro, a empresa está protegida de diversas situações que podem causar perda financeira. Em caso de sinistros – como são nomeados os riscos – cobertos, a seguradora é acionada e pode ajudar a reparar os prejuízos e manter a empresa em funcionamento.

Comumente, o seguro empresarial é contratado para resguardar a estrutura física e o patrimônio de uma empresa, contudo, existem diversas modalidades que podem cobrir desde serviços assistenciais, até seguro de vida para os colaboradores.       

Principais assistências no seguro empresarial:

Serviços assistenciais são atividades para o dia-a-dia do segurado. As assistências podem ser utilizadas, principalmente, por pequenas empresas que não têm equipe de manutenção, mas é preciso verificar quais serviços estão incluídos na hora da contratação do seguro empresarial. 

Caso haja assistência no plano contratado, os serviços mais comuns são:

  • eletricista;
  • encanador;
  • chaveiro;
  • reparos em portas;
  • reparos em vidros;
  • reparos em ar-condicionado.

Seguro empresarial: o que cobre?

Segundo o Artigo 18 da Lei 61.867/1967, existe uma cobertura mínima obrigatória para o seguro empresarial, que é a contratação de um seguro contra incêndio. Portanto, os planos básicos, em geral, protegem contra incêndio, raio e explosão, que asseguram cobertura de prejuízos materiais por danos causados à estrutura física, mobiliário e mercadorias, inclusive danos causados à rede elétrica em caso de raios.

Contudo, existe uma série de coberturas que o seguro empresarial pode abranger, tais como:

Responsabilidade civil do empregador

Essa proteção garante a cobertura da empresa em caso de um acidente com um funcionário que ocorra no serviço ou durante o percurso de ida e volta do local de trabalho. Ela cobre despesas dos prejuízos que ocorreram, seja danos materiais ou corporais, cobrindo, inclusive, despesas médicas.

Responsabilidade civil do estabelecimento

Caso ocorra um acidente envolvendo um cliente do estabelecimento, esta modalidade cobre as despesas dos prejuízos causados, sejam danos materiais ou corporais.

Subtração de bens e mercadorias

Esta modalidade protege a empresa em casos de assalto a mão armada ou furto por arrombamento. Ela cobre prejuízos com equipamentos, mercadorias ou máquinas.

Delivery

Seguro contratado principalmente por estabelecimentos como restaurantes, depósitos, supermercados ou outros que trabalhem com entrega de produtos. Nesse caso, há cobertura quando o veículo que está transportando é roubado ou quando sofre algum tipo de acidente.

Quebra de Vidros

Essa cobertura assegura a reposição de vidros quebrados, sejam eles de vitrines, prateleiras, balcões, espelhos ou, até mesmo, a quebra de louças, em casos de bares ou restaurantes.

Danos por eventos climáticos

Mais utilizado no Sul do Brasil, esta modalidade protege a empresa contra prejuízos de danos materiais à estrutura física por conta de vendaval, granizo, ciclone, tornado ou furacão.

Desmoronamento

Caso parte da estrutura de uma empresa cair, bem como paredes, muros, beirais e outras estruturas, há cobertura para esse prejuízo. Até mesmo no caso em que – durante o desmoronamento – haja prejuízo material com mercadorias, móveis ou equipamentos danificados.

Existem, ainda, uma infinidade de possibilidades de proteção no seguro empresarial, como despesas fixas, equipamentos para home office, danos aos painéis ou letreiros luminosos, danos a mercadorias em ambiente frigorificado, responsabilidade civil garagista, seguro para estagiários, entre outras.

Quais as modalidades de seguro empresarial?

As modalidades de seguro empresarial atendem vários segmentos. Conheça os principais tipos:

Quem deve fazer o seguro empresarial?

O seguro empresarial é voltado para pessoas jurídicas em geral, mesmo pequenas empresas ou MEI – micro empreendedor individual. Algumas seguradoras incluem seguros empresariais também para profissionais liberais como advogados, médicos e contadores, mesmo que não tenham CNPJ, utilizando somente o registro profissional.

Inclusive, as pequenas e médias empresas podem ser as principais beneficiadas na contratação de um seguro que possua assistência, por não ter uma estrutura mais completa.

O seguro empresarial é um seguro “compreensivo”, ou seja, vários em um. Esta é uma categoria que permite ao contratante a escolha das coberturas mais adequadas à sua realidade. Como, por exemplo, a proteção contra quebra de vidros é importante para farmácias, lojas com vitrines ou restaurantes. Enquanto a proteção contra o roubo de cargas é fundamental para uma transportadora ou empresa que trabalhe com logística. 

É por este motivo que qualquer empresário ou profissional liberal deve contratar os serviços de um seguro empresarial. A não contratação de um seguro pode gerar problemas, como a elevação de custos. 

Um negócio que conta com a cobertura de uma seguradora pode ter determinados prejuízos cobertos total ou parcialmente. Enquanto quem não tem pode ter as operações de sua empresa paralisadas e ter que arcar com os custos de prejuízos de eventualidades integralmente.

Para escolher o melhor pacote de proteção do seguro empresarial, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada para orientar quanto às coberturas e os valores a serem contratados de acordo com a necessidade do negócio.

Como contratar um seguro empresarial?

Com a Total Safe é muito fácil contratar o melhor plano para atender as necessidades do seu negócio. Basta entrar em contato com os consultores especializados e solicitar uma proposta que seja ideal para o seu projeto. A partir daí você receberá informações sobre orçamento, taxas, cobertura e adicionais oferecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Buscar Palavra Chave