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Segurança no transporte: como prevenir avarias de mercadorias

Segurança no transporte: como prevenir avarias de mercadorias

Entenda o que são avarias de mercadorias, suas principais causas e como proteger seus produtos com medidas preventivas e seguros adequados.

As avarias de mercadorias representam um desafio para empresas e transportadoras, especialmente quando ocorrem durante a entrega dos produtos. Por isso, contar com uma camada extra de proteção nas operações logísticas é fundamental para oferecer segurança e mercadorias de qualidade aos clientes.

Empresas que não consideram os prejuízos decorrentes de produtos avariados deixam de tomar precauções contra os eventos inesperados que podem ocorrer no recebimento, armazenamento ou entrega. Ou seja, essas empresas não entendem que a integridade da mercadoria deve ser preservada desde a origem do produto até o destino final.

Por causa dos transtornos e danos financeiros que causam aos clientes, as avarias de mercadorias são uma responsabilidade tanto da empresa quanto da transportadora. As consequências desses transtornos são determinadas por leis e normas, como o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor.

Embora não seja possível evitar todos danos inesperados aos produtos, todas as empresas devem se preparar para resguardar os direitos do consumidor, assim como para evitar prejuízos à reputação ou impactos financeiros ao negócio.

Confira aqui as principais avarias de mercadorias, suas consequências e como proteger seus produtos.

O que são avarias de mercadorias no transporte?

Avarias de mercadorias no transporte são danos que ocorrem durante o plano logístico do produto, provocados por alguma falha ou impacto no manuseio, deslocamento ou armazenamento até a entrega no local de destino. 

Elas podem ser identificadas de diferentes formas e sempre impactam diretamente a qualidade, performance ou integridade da mercadoria. As principais causas das avarias incluem danos físicos, químicos ou biológicos. Exemplo de avarias incluem quebra, amassados, perfuração, corrosão, mofo ou ferrugem.

Por isso, para evitar esses tipos de danos, o ideal é ter a cobertura de um seguro para cargas, uma modalidade de proteção que considera as particularidades da mercadoria e garante a tranquilidade durante o transporte.

Tipos de avarias de mercadorias

As avarias de produtos podem ser causadas por diferentes eventos, como danos provocados pelo clima, contaminação ou embalagem inadequada. Por conta disso, os  danos podem classificados em:

Avarias físicas: as mais comuns são, provocadas por impacto ou movimentação inadequada da carga durante o manuseio ou transporte.

Avarias climáticas: ocorrem devido ao contato com umidade, chuva ou temperaturas extremas. Afetam produtos eletrônicos, medicamentos, alimentos e outros produtos sensíveis.

Avarias por embalagem inadequada: produtos embalados de forma incorreta ou com proteção frágil estão suscetíveis a danos e avarias durante o transporte, especialmente em rotas difíceis e sem manutenção.

Como consequência das avarias, as empresas enfrentam a insatisfação dos clientes e altos prejuízos financeiros para solucionar os danos e realizar reparos. Outros problemas comuns das avarias incluem atrasos nas entregas, danos à reputação e despesas processuais para arcar com as responsabilidades, garantias e outras cláusulas contratuais.

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Seguro para avarias de mercadorias em transporte

Seja no e-commerce ou em outra operação comercial, as empresas devem considerar a integridade das mercadorias até o momento da entrega. De acordo com o Artigo 749 do Código Civil, quem transporta um produto é responsável por ele, devendo mantê-lo em bom estado e entregá-lo dentro do prazo. Já o artigo 750 define que: 

“A responsabilidade do transportador, limitada ao valor constante do conhecimento, começa no momento em que ele, ou seus prepostos, recebem a coisa; termina quando é entregue ao destinatário, ou depositada em juízo, se aquele não for encontrado”. (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Art. 750 do Código Civil).

Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor protege os clientes e estabelece as responsabilidades dos fornecedores para substituir mercadorias em caso de produtos avariados, alterados ou corrompidos.

Além das obrigações legais, o seguro para transporte de cargas é a melhor forma de proteger produtos e mercadorias contra riscos e outros danos, sejam eles causados por condições climáticas, transporte inadequado ou manuseio inapropriado.

Além disso, os principais benefícios de proteger as cargas contra avarias são:

  • Redução de custos;
  • Preservação da integridade do produto;
  • Tranquilidade;
  • Garantia da qualidade da mercadoria;
  • Aumento da confiança do consumidor.

Empresas que cuidam e protegem seus produtos também têm mais tranquilidade, sabendo que a mercadoria chegará ao cliente com a qualidade e o zelo que todos merecem. 

Além disso, outro benefício importante é que o investimento em apólices de seguro para cargas é mais vantajoso do que arcar com reparos ou reposição de produtos danificados, o que também exige uma nova organização logística para a retirada e entrega do novo produto.

Dicas para evitar avarias em mercadorias

Para as empresas, o planejamento ideal é preservar o produto e evitar os riscos de avarias. Por isso, é indispensável adotar medidas de proteção e cuidados, como:

  • Transporte seguro: contrate transportadoras com veículos em boas condições e que possuam seguro de carga para transportar mercadorias diversas.
  • Embalagem adequada: considere as necessidades dos produtos e selecione embalagens resistentes que minimizem o impacto, contato com a umidade e mudanças de temperatura.
  • Monitoramento da mercadoria: acompanhe a entrega do produto durante todo o trajeto, solicitando códigos de rastreamento e sistemas de monitoramento.
  • Planejamento logístico: Desde o local de origem até a entrega no destino, o deslocamento da mercadoria deve ser planejado para evitar danos e avarias 

Como lidar com a avaria de mercadoria no transporte?

Em caso de avarias, siga alguns procedimentos fundamentais, tais como:

Solicite o registro dos danos

Em primeiro lugar, solicite fotos e vídeos dos danos dos produtos no momento em que forem identificados. Guarde as evidências, como embalagens e outros itens utilizados na avaliação e formalização da reclamação.

Comunique a seguradora

Em seguida, entre em contato com a empresa responsável pela apólice do seguro para informar sobre a avaria e solicitar as orientações para a avaliação do produto.

Faça uma avaliação da avaria

Se o produto tiver a cobertura adequada, a seguradora solicitará a avaliação de um perito e especialistas, que fornecerão as informações sobre os danos, reparos e valores de indenização.

Proteja sua empresa com o seguro para mercadorias

O seguro com cobertura de avarias é uma proteção fundamental para garantir a integridade dos produtos, protegendo contra danos físicos, transporte inadequado, condições climáticas e até perdas, roubos e furtos. Além disso, você pode escolher outras proteções e coberturas, como:

  • Cobertura total;
  • Cobertura para transporte de cargas;
  • Cobertura personalizada;
  • Seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga);
  • Seguro de Transporte Internacional.

Quando pensamos em cuidados com mercadorias, é importante adotar medidas preventivas, como boas práticas internas e um seguro com cobertura adequada. Por fim, lembre-se de que as avarias dos produtos representam um grande desafio, que exige planejamento e preparo da empresa. 

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